Organizando
a casa
O
Quarto
“Devemos dar à criança um ambiente do qual ela possa
tirar proveito sozinha: um pequeno lavatório só dela, uma escrivaninha com
gavetas que possa abrir, objetos de uso comum que ela seja capaz de utilizar,
uma pequena cama em que possa dormir à noite sob um cobertor agradável que ela
consiga abrir e dobrar sozinha. Devemos dar-lhe um ambiente em que ela possa
viver e brincar; e então nós a veremos trabalhando as mãos o dia todo, e
esperando impacientemente para se despir e deitar-se em sua cama.”
Maria Montessori
Os quartos das crianças devem refletir claramente suas
personalidades e interesses atuais.
Muito embora elas baguncem tudo quando estão sozinhas,
as crianças pequenas necessitam tremendamente de amor e de um ambiente
organizado. Tudo deve estar em seu lugar e o ambiente deve ser organizado de
forma que seja fácil para a criança mantê-lo arrumado e bem organizado.
Teoricamente, a cama da criança pequena deve ser
baixa, próxima ao chão, para que lhe seja fácil subir e descer sozinha. Em vez
de usar um berço, Montessori recomendava aos pais modificar o quarto para
facilitar a segurança da criança e sua independência antecipada. Reflita sobre
o uso de um futon japonês ou de um colchão colocado diretamente no chão.
Aos cinco anos você poderá permitir que a criança use
um saco de dormir sobre a cama em vez de lençóis e cobertores. Isto lhe
facilitará a tarefa de arrumar a cama pela manhã.
Monte numa parede do quarto em local baixo onde a
criança possa facilmente alcançar, um pequeno cabide para seus agasalhos e
bonés.
Decore as paredes com impressos artísticos de alta
qualidade de crianças ou animais, colocados ao nível dos olhos da criança.
Coloque um relógio de parede também ao nível dos olhos
da criança. Escolha um com mostrador grande e fácil de ler.
Coloque extensões nos interruptores para que a criança
possa acender ou apagar as luzes independentemente.
Pendure na parede ao
nível dos olhos da criança um quadro de cortiça ou similar onde ela possa
prender seus trabalhos de arte da escola.
Não use uma caixa para brinquedos. Imagine a bagunça
na sua cozinha ou oficina se você simplesmente jogasse todas as suas
ferramentas e utensílios num baú. Use prateleiras baixas para os livros e
brinquedos. Tente imitar a aparência da sala de aula da criança.Note como os professores Montessori evitam a desordem. Coloque os brinquedos que têm muitas peças em recipientes apropriados , como caixas com tampa , cestos ou uma sacola de tecido.
Use um caixote forte de madeira pra guardar os blocos
de construtor da criança.
Você poderá fazer uma cidade ou fazenda miniatura num
pedaço de compensado pesado. Pinte-a de verde e coloque “grama” de brinquedo
para simular uma campina. Coloque-a numa mesa baixa e a criança poderá criar
displays maravilhosos com mini-construções feitas com seus blocos de madeira ou
plástico. Acrescente pequenas árvores e bonecos daqueles que vêm em kits. .
Você também pode fazer uma casa de bonecas desse jeito.
Guarde os bloquinhos de Lego numa bolsa de lona forte
com alças, grande e colorida. Costure tiras de velcro para fechar a bolsa. No
quarto da criança, essa bolsa servirá para guardar os Legos, e quando for
viajar, fica fácil pegar a bolsa e levar.
Certifique-se que as gavetas da cômoda da criança
estejam na altura certa para ela abrir e olhar. Ponha etiquetas nas gavetas:
roupas de baixo, meias, etc.
Vasos de flores: incentive as crianças a catar flores
nos campos ou no jardim para colocá-las no quarto.
Deixe algum espaço nas prateleiras do quarto da
criança para um pequeno “museu natural”, onde ela possa exibir pedras que
encontrar, sementes e folhas interessantes.Ajude-a a colocar em recipientes de
vidro com boca larga onde você preparará uma mistura de água e álcool aquelas
criaturas interessantes que toda criança gosta de explorar :lagartas , besouros
, grilos , mariposas e outras ..
A música deve ser um componente importante na vida de
todas as crianças. Reserve algum espaço para um sonzinho simples e uma pequena
coleção de cd”s e fitas e que sejam
sempre de boa qualidade .
O banheiro
O banheiro deve, dentro do possível ser preparado para a criança. Ela deve ser
capaz de alcançar a pia, abrir a água e pegar sua pasta de dentes e escova sem
ajuda.
Deve haver um lugar especial e ao seu alcance para
suas toalhas.
A maioria dos pais dá banquetas para as crianças
utilizarem no banheiro, mas banquetas pequenas e “bambas” não fornecem a
segurança e o conforto necessários. Esteja atento!
Uma área para artes e trabalhos
manuais
Prepare um espaço para artes com um cavalete e uma
mesa espaçosa para desenho, trabalhos manuais e argila. Forre-a com uma toalha
lavável.
O material de arte das crianças pode ser ordenadamente
arrumado em caixinhas plásticas
separados. Dependendo da idade da criança, o material pode incluir
canetinhas hidrocor laváveis, lápis de cera, cola, papel, retalhos de tecido e
objetos domésticos reciclados para fazer colagens. Pode-se manter fresca a
tinta guache misturando-a em recipientes Tupperware com três ou mais divisões
internas.
Para o espaço
destinado às artes de trabalhos manuais
deve ser escolhido um local da casa de fácil lavagem, como um canto da varanda
.
Se você não dispuser deste local e mesmo assim quiser
fazer o cantinho das artes , compre um pedaço de plástico resistente e forre o
chão sob o cavalete , assim , depois de
cada uso é só limpar o plástico .
A cozinha
Separe a prateleira mais baixa da geladeira para uso
das crianças. Coloque lá pequenas jarras, frutas e ingredientes para sanduíches
e petiscos. Use recipientes inquebráveis
para a manteiga , geléias , queijos ou
frios fatiados e pastas. Uma criança de dois anos pode abrir a geladeira e
pegar seu próprio petisco previamente preparado ou suco já numa canequinha ou
copo com tampa. Uma criança um pouco mais velha pode servir seu próprio suco e
preparar seu próprio lanche.
Ponha os garfos, facas e
colheres numa gaveta baixa.
Coloque numa parede uma prateleira baixa para os
pratos, copos, canecas e guardanapos que podem ser usados pelas crianças.
Lembre-se que se você preparou a sua casa para o seu
uso, não custa nada prepará-la para o uso do seu filho.
As crianças podem ajudar em casa
Se lhes for corretamente mostrado, crianças de dois a
seis anos fazem prazerosamente, compartilhando e cooperando com os adultos , os
cuidados com o ambiente, espanam, limpam o chão, esfregam, escovam, limpam e
lustram, e devem ser capazes de fazer isso facilmente em casa e na escola.
É perfeitamente razoável pedir às crianças mais velhas
que arrumem seus quartos e ajudem nas tarefas domésticas.
Dê à criança sua própria vassoura ou espanador.
Arranje um cesto para as roupas sujas da criança.
Peça-lhe para levá-lo à lavanderia da casa regularmente.
Deve haver no banheiro um baldinho com uma escova de
banho e uma esponja.
Dobrar toalhas e guardanapos é uma boa atividade para
ensinar à criança pequena.
Na cozinha , pequenas tarefas na preparação das
refeições e na conservação do ambiente
podem ser realizadas pelas crianças desde que o adulto prepare condições
favoráveis ao trabalho da criança neste ambiente .
Os preparativos para celebrações
devem envolver toda a família
As crianças são parte integral da família e devem ter
um papel significativo no planejamento e nos preparativos das festas e
comemorações familiares. Conforme sua idade, elas podem ajudar muito limpando
seu quarto, picando legumes, ajudando na cozinha, arrumando a mesa, levando a
comida para a mesa, colocando os enfeites, recebendo convidados à porta,
sentando adequadamente à mesa, recebendo bem os amiguinhos e os parentes que
visitam sua casa.
Todos nós nos sentimos orgulhosos quando os amigos e
parentes elogiam a inteligência, o encanto e a cortesia de nossos filhos.
Televisão
Os valores da criança e seu conhecimento sobre o mundo
têm sido tradicionalmente moldados por quatro influências culturais: o lar, a
escola, as crenças de sua família e os seus colegas. Hoje a televisão
representa a quinta e incrivelmente poderosa influência cultural, sobre a qual
a maioria de nós pouco sabe e não controla. Isto não é bom, especialmente se
você levar em conta que a criança média assiste TV seis horas e meia
diariamente. A TV tornou-se a babá escolhida por famílias demais.
Há muitos problemas com televisão sem controle e
crianças. A violência mostrada na TV é tremendamente preocupante. Em um ano uma
criança assiste a milhares de assassinatos, lutas, batidas de carros, e
explosões em pleno ar. Seguramente os valores e a abordagem para solução de
problemas considerados apropriados por muitos produtores divergem de muitos
valores éticos universais . Entretanto, uma preocupação ainda maior é o aspecto hipnótico do ato de assistir TV.
Muitos pais observam que seus filhos são capazes de ficar sentados horas a fio
fascinados pela TV. É claro que sentam e assistem por longos períodos; estão em
transe. Assistir TV é, na melhor das hipóteses, uma experiência passiva. Não
exige pensamento, imaginação ou esforço. Programação de qualidade para crianças
pode ser ótima, mas a maioria dos programas é tudo menos isso. Que outra mídia
pode transportar-nos tão maravilhosamente a outra época ou lugar? Entretanto,
creio que a TV deva ser permitida em doses cuidadosamente medidas e planejadas.
Crianças não precisam da TV para se entreterem.
Estabeleça algumas regras básicas como por exemplo , determinar os programas que seus filhos podem
assistir e limitar o número de horas por dia que eles podem ficar em frente à
TV. Dê às crianças o máximo de escolhas que puder. “Vocês podem escolher entre
os seguintes programas, mas num único dia só podem assistir a três deles. Quais
são suas escolhas para hoje?”
Às vezes um programa pode ter realmente valor, mas
trata de um assunto cujo conteúdo pode ser confuso ou perturbador. Nestes casos
é conveniente assisti-lo junto com seu filho e depois discuti-lo..
Trabalhando juntos como um casal
Muitos pais têm se queixado que seus esforços para
colocar ordem nos brinquedos de seus filhos são debilitados pelo conceito
relaxado de ordem de seus cônjuges. Criar este senso claro de ordem externa é
extremamente importante para todas as crianças, especialmente quando têm menos
de quatro anos. Os pais têm que trabalhar juntos, suas ações precisam ser
coerentes.
Conclusão
Muito freqüentemente os pais acabam frustrados nos
seus esforços para manter a paz em suas casas. Concentram-se em tentar
conseguir que as crianças façam aquilo que querem que elas façam, em vez de
concentrar-se em fortalecer os laços familiares. Nossos filhos precisam ser
respeitados como seres humanos independentes. A disciplina deve ser ensinada
como uma série de lições dadas por pais cuidadosos e confiantes que sabem que
seus filhos são basicamente bons, e totalmente capazes de fazer o que é certo.
As crianças tendem a viver à altura das nossas expectativas.
Amor não é o bastante: o respeito que damos às
crianças e insistimos que elas nos dêem em retorno é a chave. Não lhes peça
para ganhar seu respeito e confiança, assuma desde o início que elas merecem
ser tratadas com respeito. Acho surpreendentes as famílias cujos componentes
tratam-se com menos cortesia e respeito do que aos vizinhos. Respeito é o
lubrificante essencial que mantém a máquina do relacionamento familiar
funcionando suavemente.
Às vezes os pais tentam ser os “melhores amigos” das
suas crianças, o que pode vir a ser um sério engano. Amigos elas conseguem nas
ruas, mas pais elas só têm dois. Se formos apanhados tentando fazer com que
nossas crianças “gostem” de nós, acharemos difícil confrontá-las quando saírem
da linha (o que farão cedo ou tarde). Zangar-se com os pais é parte do
crescimento. É como criamos uma pequena distância entre nós e nossa infância.
Teoricamente, pais são amados, respeitados e pessoas em quem se pode confiar,
mas não amiguinhos ou companheiros de brincadeiras.
Fale ao que a criança tem de melhor em seu interior.
Tente chamar de seu interior o jovem adulto que um dia tomará seu lugar. As
crianças, assim como todo mundo, tendem a viver à altura das nossas
expectativas ou do nosso desrespeito.
O respeito deve estender-se aos interesses e a todas
as atividades “razoáveis” nas quais a criança se envolve. Preste atenção às
coisas que a fascinam e tente entendê-las.
Sempre que possível apóie os desejos da criança por
atividade. Não tente servi-la ou entretê-la, mas ensine-a a ser independente.
Tenha muito cuidado com o que diz ou faz na frente das
crianças. As crianças aprendem o que vivem. São muito mais sensíveis às nossas
influências do que pensamos.
O tipo de lar qie fazemos para nossos filhos transmite-lhes volumes de informação sobre o que realmente sentimos por eles . Incluí-los em nossa vida familiar e mostrar interesse pelos seus sentimentos e respeito pelos seis interesses, lhes dirá o quanto eles realmente significam para nós.
Tim
Seldin é presidente da “The Montessori
Foundation” e co-autor de “Celebrations
of Life” e “The World in The Palm of
Her Hand”.
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