quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Montessori e seu filho

   Montessori e seu filho  



  •       Conhecendo  seu filho ....

Um dos impulsos mais fortes da criança é o desejo de independência
Precisa da sua ajuda e da sua guia, mas num determinado tempo demonstra um grande desejo de ser independente, isto é de fazer as coisas que é capaz a realizar sozinha.


  • A criança pequena é muito sensível.
Ela ainda não aprendeu a controlar seus sentimentos como faz um adulto. Percebe as coisas de um modo muito direto e forte que muitas vezes não sabe ainda exprimir.
     Se alguma coisa a incomoda pode exprimir-se com comportamentos desordenados que parecem às vezes destrutivos ou agressivos.

  • A  criança aprende fazendo.
         O adulto pode aprender certas coisas lendo, buscando informações, mas a criança aprende quase tudo fazendo. Ela está desenvolvendo seu corpo e sua mente e o faz, usando-os.

  • A criança tem um forte senso de ordem.
          É necessário viver num ambiente onde cada coisa tem seu lugar. É necessário que a sua vida tenha uma rotina apropriada que dê ordem ao seu cotidiano.
          A criança pequena pode ser profundamente perturbada pela desordem, mostrando-se inquieta, insegura, agressiva e por vezes chorar sem compreender as causas dos próprios sentimentos.

  • A criança pequena prefere o trabalho a um jogo.
        Mesmo diante da possibilidade de escolher, a criança prefere fazer um trabalho “de verdade” como limpar, a cozinha, cuidar das plantas em vez de “jogar”.
       As crianças têm um profundo amor pelo trabalho e desejam participar do mundo dos adultos desenvolvendo competências significativas e necessárias. Desejam fazer parte da vida familiar e contribuir com o seu trabalho.

  • O que mais interessa a uma criança é o processo de fazer as coisas, o resultado final é o que lhe interessa.
       Diante do produto final, a criança é certamente feliz porque sente que é reconhecida por realizar algo; mas aquilo que lhe dá realmente prazer é o fazer.
       A preocupação do resultado futuro, característica do adulto, não é importante para a criança. Ela está completamente absorvida por aquilo que faz no momento presente.

  • A sua criança aprende, principalmente, através da imitação dos adultos com os quais convive
       Os pais são os modelos que imitam para aprenderem a agir como os adultos.
        O seu comportamento é muito semelhante àquele de quem venera um ídolo.
         Ela copia ações e comportamentos dos adultos e guarda muito do que vê para em seguida, usar em ocasiões que julga apropriadas.

  • O ritmo natural de seu filho é muito mais lento que o seu.
      Crianças não têm o senso de tempo que têm os adultos, as coisas não lhe parecem urgentes como para nós. Eles não fazem ainda projetos para o futuro como os adultos. As crianças vivem o presente.

  • O elogio e o encorajamento sincero da parte dos adultos fazem a criança sentir-se satisfeita consigo própria. Provando um senso de valor pessoal, motivando-se para prosseguir no seu esforço para aprender.
      À criança não serve uma grande quantidade de louros ou de palavras entusiásticas, estas podem perder-se sem significado.
      Poucas palavras, plenas de calor, um gesto de apreciação e confiança no seu esforço e pelas suas qualidades pessoais são muito importantes para ela.

O método Montessori pode contribuir de muitos modos para o crescimento de seu filho:

          Muitas características de seu filho foram observadas  por Maria Montessori. O sistema de educação por ela criado é concebido especificamente para ir de encontro  às necessidades fundamentais das crianças .
          O método Montessori compreende  inúmeros e diversos aspectos, por isto uma professora Montessori com boa capacitação é alguém que estuda e trabalha muito. Mas as idéias e conceitos básicos podem ser facilmente compreendidos por todos .

  • Maria Montessori tinha um conhecimento excepcional das crianças .
Nascida em Chiaravale , província de Ancona , na Itália em 1870, Maria Montessori foi a primeira mulher médica da Itália . Inicialmente trabalhou com crianças com necessidades especiais e muito pobres.
Partindo da observação  e da experimentação direta, a Dra Montessori criou um sistema   educativo que ajudou tais crianças a aprenderem tanto quanto as crianças “normais “, muitas vezes colocando-as em situações de vantagem .
O método idealizado por Maria Montessori tem hoje reconhecimento mundial  e vem sendo aplicado em escolas de muitos países .Hoje  se observa um renovado interesse pelo seu  sistema educativo. Também hoje o seu profundo conhecimento sobre as crianças  e as suas idéias sobre o modo de ajuda-las a construí adultos sadios e equilibrados, desvendam novos significados da educação .
O método Montessori oferece um lógico e bem estruturado que permite à criança desenvolver-se no seu tempo, usando sua capacidade , com a guia de uma professora com capacitação montessoriana, utilizando materiais especialmente concebidos para fazer desabrochar  plenamente o  seu potencial.

  • No Método Montessori há três pontos  essenciais : a criança , o ambiente e a professora :
No centro de qualquer sistema educativo deve estar  a criança , afinal ela é protagonista da sua história, como também apontam os teóricos modernos .
          O método Montessori se baseia por inteiro sobre a observação  e sobre o conhecimento da criança como ela é realmente e não como os adultos imaginam que  poderá ser ou deverá ser .
          Paralelamente , Maria Montessori idealizou um ambiente completo , estruturado com a finalidade de ajudar a criança a desenvolver-se enquanto ser humano completo .
          No que compete à professora , ela desenvolve  atividades de observação da criança de modo que a partir dos dados que colhe , estimule o potencial da criança . Por isto preferimos o termo Orientadora de classe ao de professora , pois orientar a criança no seu trabalho  de auto- construção é o seu verdadeiro papel .

  • Montessori vê sua criança como ela realmente é :
O Método Montessori permite a seu filho aprender    de modo que faça melhor e mais facilmente as coisas .
Dentro de certos limites , quando o seu filho pode escolher o trabalho  que corresponde aos seus interesses, pode exercitar o senso de liberdade e espontaneidade , prova o entusiasmo por aprender pois está fazendo aquilo que deseja e não o que os outros determinam ou cobram...
Gradativamente a criança desenvolve o senso de independência e confiança  em si própria , uma vez que sua capacidade de ação no ambiente , quando devidamente estimulada e respeitada pelo adulto , vai aumentando .
O Sistema Montessori de Educação se baseia no desejo natural que a  criança  tem de aprender e que deve acompanhar as pessoas ao longo de suas vidas .Ajuda a criança  no seu crescimento e desenvolvimento natural , evitando provocar constrangimentos  por levar a criança a fazer  coisas para as quais não está pronta .

  • O ambiente Montessori :
          Na escola Montessori seu filho ensina a si próprio utilizando os materiais de desenvolvimento.
Trata-se de materiais adequados à criança, classificados, precisos  . Por sua própria utilização corrigem a criança quando são usados de forma inadequada  pois apresentam o controle do erro .
Deste modo  a criança prescinde da presença do adulto sinalizando-lhe o erro e busca a assertividade pelo uso do material . Tal atuação favorece consideravelmente a auto-estima da criança, pois o que é enfatizado é a busca da assertividade, sendo o erro vivenciado não como o fracasso, mas como o caminho para a construção do conhecimento.
Na escola Montessori seu filho aprende a trabalhar sozinho e com os outros. Em geral a escolha da forma de trabalhar é feita por ele. Aprende a seguir as regras do grupo   com a classe e faz ainda , a medida que cresce , com que outras criança possam aprendê-las com ele; numa troca constante de papéis que fortalece as relações sociais e estimula a criatividade.
No momento em que se mostra capaz de  escolher seu próprio trabalho e executa-lo a seu tempo , levando-o  a termo , há muitas oportunidades de exercitar-se .
A classe Montessori não é competitiva. No trabalho cotidiano a criança é estimulada a desenvolver o melhor de si própria, num aprimoramento continuo.
A classe Montessori é um lugar agradável no qual seu filho descobre seu modo de construir seu corpo e sua mente, tendo a orientadora como guia atenta para proporcionar-lhe os estímulos necessários, preparando o ambiente e atividades que possam  favorecer a  construção  de cada criança .

Ajudando seu filho a crescer e  conquistar a independência:
· Observe as roupas do seu filho para que ele possa vestir-se ou despir-se sozinho:calças com elástico ,botões grandes,camisas com decotes amplos que permitam a introdução da cabeça.

· No quarto da criança , nos demais ambiente da casa ...
 Use objetos no tamanho apropriado da criança:
uma mesinha com cadeiras
móveis robustos que não caiam com facilidade
ganchos ou cabides baixos onde possa pendurar sua roupa

· Nos outros locais da casa destine à sua criança um espaço para os seus objetos pessoais onde possa usá-los de forma independente: sua escova e pasta de dentes; o copo para beber água, o recipiente do qual pode servir-se de água na geladeira.
· Estimule seu filho a manter limpo e ordenado o seu quarto. Dê-lhe “instrumentos” para fazê-lo: um pano, uma esponja de modo possa ele mesmo “limpar” o ambiente.

· Atividades com adultos:
- Permita que a criança colabore com os adultos fazendo tarefas, limpando, cuidando das plantas, participando das atividades domésticas como verdadeiro membro da família.

-Compartilhe com seu filho seus “hobbies”: conhecer os esportes, as plantas, os animais, pássaros...para que ele possa descobrir os dele.

-Dê-lhe revistas para recortar figuras, comentar sobre elas, conte e reconte histórias.

-Leve-o para visitar parentes e amigos, mas respeite o seu tempo e evite visitas longas.

-Evite  seu filho de portar qualquer objeto de valor pelo qual não possa se responsabilizar

-Mostre ao seu filho como cuidar das plantas e dos animais em casa e quando achar oportuno deixe que assuma esta responsabilidade.

-Responda a seu filho sempre com franqueza e simplicidade.


Bibliografia : Malloy, Terry -“Montessori e il vostro bambino, un manuale per i genitori traduzido para o italiano por Elena Dompè, Edizione Opera Nazionale Montessori , Roma ,1999.

Um comentário:

  1. Olá Márcia!
    Ainda não tinha entrado no Blog... Adorei e obrigada por nos proporcionar mais esse espaço de grande aprendizado.
    Beijos da sua admiradora
    Lucia

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