terça-feira, 23 de julho de 2013

"Mãos - o caminho para as Ciências  em Montessori" 







A terra é onde nossas raízes estão,
 as crianças devem ser ensinadas a sentir
 e viver em harmonia com  a terra. “                                    
Maria Montessori


A cada dia, cercadas pelos estímulos da natureza a criança vai descobrindo as inter-relações  entre os seres vivos, seu habitat , suas necessidades ; a verdadeira Ciência que se manifesta através da vida, em cada reino , na matéria e na energia .
Não há  nada que possa substituir a sensação das mãos tocando a  terra molhada ao cuidar do jardim, plantar uma mudinha de onze horas e cuidar todos os dias, para ter o prazer de vê-la florir ; sentir, pelo toque, o pelo macio do coelho  ou a pele dura das tartarugas ; observar muitos cantinhos a procura de bichinhos de jardim ou esperar pacientemente que a borboleta  saia do casulo , momentos  comuns numa escola Montessori .
São as mãos da criança  que vão construir o significado de cada elo na teia do conhecimento  científico.
Usando as mãos, o maravilhoso “presente” confiado a espécie  humana, a criança explora o mundo,desenvolve  seus poderes mentais, constrói –se e  se  construindo-, forma o adulto .
 Nós somos, cada um de nós, como Montessori diz, “a criança da criança” que um dia fomos ou se você preferir  o lirismo do poeta  inglês  Wordsworth: “A criança é o pai do homem”.
Criança aprende tocando.,fazendo ,vivendo! A observação ativa o sistema sensório motor ; as mãos exploram , descobrem , reconhecem. O tato  ajuda a registrar as impressões, às quais imprime significado .Assim,a natureza é a primeira  “fonte de estudo” que nutre a curiosidade natural da criança . Primeiro amar o animais, amar as plantas, amar os minerais, encantar-se com as diferentes fontes de energia , depois estudar e aprender sobre  cada um destes aspectos .
Primeiro descobrir-se como parte neste todo , descobrir-se responsável , agir  com responsabilidade : cuidar de plantinhas, alimentar animais , poupar água , aprender a usar a luz somente quando necessário ; depois descobri que isto é cuidar do planeta .
No processo de desenvolvimento do Currículo de Ciências, as etapas do trabalho da criança vão sendo auxiliadas por materiais de desenvolvimento cuidadosamente preparados para ajudá-la  a organizar as informações que vai construindo sobre o mundo .
A observação  é o ponto de partida, ela estimula a mente no esforço para entender , nomear e classificar .
Pouco a pouco o Cosmos vai sendo apresentado a criança em contatos sucessivos, cada dia mais significativos. Cada parte que compõe o todo vai aos poucos sendo descoberta!
Para as crianças pequenas, a abordagem cósmica será ,especialmente , uma experiência de exploração sensorial e de movimento ,suas mãos vão tocando e desbravando o mundo . Nas  atividades cotidianas explora, observa  , nomeia, compara, classifica ; vai assim desenvolvendo o pensamento cientifico .
          Montessori observou que as crianças mais velhas , ansiavam por ampliar seu horizontes e descobrir o mundo além de seus portões, um  mundo maior ,  outras terras , outras gentes , o universo !
          Querem ganhar  maior independência dos seus pais, mostram  um interesse crescente no comportamento dos seus pares, formando mini sociedades com suas regras próprias e hierarquias.
          Nesta idade as crianças amam histórias com grandes feitos ,admiram os super-heróis da vida e desenvolvem um profundo senso de moralidade e justiça.
          O significado verdadeiro para essas crianças não mais reside no nome e no lugar onde está cada objeto. Elas querem saber “ porque e como “  cada coisa acontece. Na verdade o que acontece é que  no processo de adaptar-se, cada um quer encontrar onde é o seu próprio lugar:  Onde no tempo, onde no mundo, onde no cosmos . E como as crianças estão ingressando, aqui, na idade da imaginação, suas mentes podem conduzi-las através do tempo e do espaço.
É por isso que no período que se inicia por volta do  6 anos e vai até  cerca de 12 anos , as crianças amam histórias com grandes feitos , foi isto que Maria Montessori  comprovou . Criou então “as grandes histórias “, que provocam novas buscas e   novas descobertas. São historias que falam do surgimento do Universo, da energia e das transformações da matéria; da evolução da vida ; das necessidades fundamentais do homem , de como o homem construiu a cultura e adaptou-se ao planeta Terra .
As grandes histórias instigam a pesquisa pessoal e a realização de  experiências que desenvolvem também  a construção de princípios nas diferentes vertentes das ciências ; cada um é  então envolvido em projetos pessoais que ampliam conhecimentos .
            Mãos a obra para viver cada ciclo da Terra, que pode incluir  na botânica o plantio de sementes , na primavera e a colheita no  outono ... Observar  a  chuva que mostra o ciclo da água criar com sucata um rudimentar sistema de irrigação para os jardins da escola  . Observar o acasalamento dos pássaros , a ninhada  que nasceu no galinheiro  ...
Descobrir, nas áreas verdes da escola ou da comunidade,  muitos insetos e fazer discussões a respeito das criaturas vivas e o seu lugar na natureza , a oportunidade de sentir mais de perto a cadeia alimentar e construir pouco a pouco  o conhecimento sobre os diferentes ciclos da vida . Em cada estação uma necessidade da vida humana, uma comprovação da vida do planeta
Se chegarmos as classes de 12 a 15 anos , sucessivas descobertas ganham novos registros , as pesquisas tomam aqui um cunho científico mais formal  . A Ciência precisa ser foco de um estudo mais profundo e assumir seu papel  a serviço da humanidade , um laboratório é o centro de trabalho desta turma que se encanta em desvendar  os mistérios da vida  e buscar soluções para melhorar condições da vida no planeta .
Dos laboratórios para o mundo; e de novo as mãos levam para a terra o conhecimento que um dia nasceu ao cuidar de uma sementinha; ao alimentar um animal; ao fazer fogo atritando pedrinhas, como um dia, fizeram nosso antepassados.


“Não há descrição alguma, nenhuma imagem em qualquer livro que seja capaz de repor a  visão de árvores reais, e tudo da vida que pode ser encontrado ao redor delas numa floresta de verdade.”
Maria Montessori




Marcia Righetti dirige o projeto pedagógico da Aldeia Montessori, no Rio de Janeiro, para crianças de 4 meses a 11 anos e o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro, dedicado a capacitação de profissionais para a prática do Sistema Montessori de Educação , integra a comissão científica da Organização Montessori do Brasil.

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