"Mãos - o caminho para as Ciências em Montessori"
A terra é onde nossas raízes estão,
e
viver em harmonia com a terra. “
Maria Montessori
A cada dia, cercadas pelos estímulos da natureza a criança vai descobrindo as inter-relações entre os seres vivos, seu habitat , suas necessidades ; a verdadeira Ciência que se manifesta através da vida, em cada reino , na matéria e na energia .
Não há nada que possa substituir a sensação das mãos
tocando a terra molhada ao cuidar do
jardim, plantar uma mudinha de onze horas e cuidar todos os dias, para ter o
prazer de vê-la florir ; sentir, pelo toque, o pelo macio do coelho ou a pele dura das tartarugas ; observar
muitos cantinhos a procura de bichinhos de jardim ou esperar pacientemente que
a borboleta saia do casulo ,
momentos comuns numa escola Montessori .
São as mãos da
criança que vão construir o significado
de cada elo na teia do conhecimento
científico.
Usando as mãos, o maravilhoso “presente” confiado a espécie humana, a criança explora o
mundo,desenvolve seus poderes mentais,
constrói –se e se construindo-, forma o adulto .
Nós somos, cada um de nós, como
Montessori diz, “a criança da criança” que um dia fomos ou se você preferir o lirismo do poeta inglês Wordsworth:
“A criança é o pai do homem”.
Criança aprende tocando.,fazendo
,vivendo! A observação ativa o sistema sensório motor ; as mãos exploram ,
descobrem , reconhecem. O tato ajuda a
registrar as impressões, às quais imprime significado .Assim,a natureza é a
primeira “fonte de estudo” que nutre a
curiosidade natural da criança . Primeiro amar o animais, amar as plantas, amar
os minerais, encantar-se com as diferentes fontes de energia , depois estudar e
aprender sobre cada um destes aspectos .
Primeiro descobrir-se
como parte neste todo , descobrir-se responsável , agir com responsabilidade : cuidar de plantinhas,
alimentar animais , poupar água , aprender a usar a luz somente quando necessário
; depois descobri que isto é cuidar do planeta .
No processo de desenvolvimento
do Currículo de Ciências, as etapas do trabalho da criança vão sendo auxiliadas
por materiais de desenvolvimento cuidadosamente preparados para ajudá-la a organizar as informações que vai construindo
sobre o mundo .
A observação é o ponto de partida, ela estimula a mente no
esforço para entender , nomear e classificar .
Pouco a pouco o
Cosmos vai sendo apresentado a criança em contatos sucessivos, cada dia mais significativos.
Cada parte que compõe o todo vai aos poucos sendo descoberta!
Para as crianças
pequenas, a abordagem cósmica será ,especialmente , uma experiência de
exploração sensorial e de movimento ,suas mãos vão tocando e desbravando o
mundo . Nas atividades cotidianas explora,
observa , nomeia, compara, classifica ;
vai assim desenvolvendo o pensamento cientifico .
Montessori observou que as crianças
mais velhas , ansiavam por ampliar seu horizontes e descobrir o mundo além de
seus portões, um mundo maior , outras terras , outras gentes , o universo !
Querem ganhar maior independência dos seus pais,
mostram um interesse crescente no
comportamento dos seus pares, formando mini sociedades com suas regras próprias
e hierarquias.
Nesta idade as crianças amam histórias
com grandes feitos ,admiram os super-heróis
da vida e desenvolvem um profundo senso de moralidade e justiça.
O significado verdadeiro para essas
crianças não mais reside no nome e no lugar onde está cada objeto. Elas querem
saber “ porque e como “ cada coisa
acontece. Na verdade o que acontece é que
no processo de adaptar-se, cada um quer encontrar onde é o seu próprio
lugar: Onde no tempo, onde no mundo,
onde no cosmos . E como as crianças estão ingressando, aqui, na idade da imaginação,
suas mentes podem conduzi-las através do tempo e do espaço.
É por isso que no
período que se inicia por volta do 6
anos e vai até cerca de 12 anos , as crianças
amam histórias com grandes feitos , foi isto que Maria Montessori comprovou . Criou então “as grandes histórias “,
que provocam novas buscas e novas descobertas.
São historias que falam do surgimento do Universo, da energia e das
transformações da matéria; da evolução da vida ; das necessidades fundamentais
do homem , de como o homem construiu a cultura e adaptou-se ao planeta Terra .
As grandes
histórias instigam a pesquisa pessoal e a realização de experiências que desenvolvem também a construção de princípios nas diferentes
vertentes das ciências ; cada um é então
envolvido em projetos pessoais que ampliam conhecimentos .
Mãos a obra para viver cada ciclo da
Terra, que pode incluir na botânica o
plantio de sementes , na primavera e a colheita no outono ... Observar a
chuva que mostra o ciclo da água criar com sucata um rudimentar sistema
de irrigação para os jardins da escola . Observar o acasalamento dos pássaros , a ninhada que nasceu no galinheiro ...
Descobrir, nas áreas verdes da escola ou da comunidade, muitos insetos e fazer discussões a respeito
das criaturas vivas e o seu lugar na natureza , a oportunidade de sentir mais
de perto a cadeia alimentar e construir pouco a pouco o conhecimento sobre os diferentes ciclos da
vida . Em cada estação uma necessidade da vida humana, uma comprovação da vida
do planeta
Se chegarmos as classes de 12
a 15 anos , sucessivas descobertas ganham novos registros
, as pesquisas tomam aqui um cunho científico mais formal . A Ciência precisa ser foco de um estudo mais
profundo e assumir seu papel a serviço
da humanidade , um laboratório é o centro de trabalho desta turma que se
encanta em desvendar os mistérios da
vida e buscar soluções para melhorar
condições da vida no planeta .
Dos laboratórios para o mundo; e de novo as mãos levam para a terra o
conhecimento que um dia nasceu ao cuidar de uma sementinha; ao alimentar um
animal; ao fazer fogo atritando pedrinhas, como um dia, fizeram nosso antepassados.
“Não há descrição alguma, nenhuma imagem
em qualquer livro que seja capaz de repor a
visão de árvores reais, e tudo da vida que pode ser encontrado ao redor
delas numa floresta de verdade.”
Maria Montessori
Marcia Righetti
dirige o projeto pedagógico da Aldeia Montessori, no Rio de Janeiro, para
crianças de 4 meses a 11 anos e o Centro de Estudos Montessori do Rio de
Janeiro, dedicado a capacitação de profissionais para a prática do Sistema
Montessori de Educação , integra a comissão científica da Organização
Montessori do Brasil.
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