terça-feira, 23 de julho de 2013

Organizando uma classe Montessori


Um espaço de proporcionalidade física , cognitiva e sócio afetiva . Tudo na medida para as crianças .

O mobiliário na sala de aula é o tamanho certo para as crianças . Os materiais de aprendizagem correspondem a recursos de desenvolvimento, interesses e necessidades do grupo que utilizará este espaço .
Os materiais permitem várias modalidades de aprendizagem e descoberta, oferecendo uma ampla gama de desafios intelectuais.
As atividades de aprendizagem no ambiente Montessori envolvem exploração , descoberta, múltiplas perspectivas e pontos de vista diferentes.
O foco é na aprendizagem das crianças, não sobre o ensino dos professores. Os estudantes trabalharão individualmente ou em pequenos grupos auto-selecionados .
Um ambiente preparado, responsivo, deve ser concebido para atender a necessidades, interesses, habilidades e desenvolvimento das crianças na classe. Os professores devem projetar e adaptar o ambiente com esta comunidade de crianças em mente, modificando, sempre que necessário, a seleção de materiais educativos disponíveis, a disposição física; num processo de avaliação contínua do uso da classe para melhor atender às necessidades  das crianças.A observação é sempre a melhor ferramenta pedagógica da professora montessoriana.

O foco do trabalho é sempre no progresso individual e no desenvolvimento da criança ; o ritmo de aprendizagem de cada criança é observado ,então  a professorqa oferece possibilidades de avançar , sistematizar conhecimentos , dando a cada uma a oportunidade que merece .Cada criança caminha para a próxima etapa, em cada área de aprendizagem, quando está pronta.

Mãos na aprendizagem: A atividade numa classe Montessori acontece a partir do interesse que o aparato montessoriano desperta na criança , tudo é preparado de forma a despertar a vontade de explorar ,oferecendo contato prático pessoal direto com elementos reais do mundo , ou  modelos concretos que trazem os conceitos abstratos à classe  permitindo que as crianças aprendem  muito mais, com melhor compreensão.
É natural  crianças a mexer, tocar coisas e explorar o mundo à sua volta. Qualquer ambiente Montessori autentico incentiva as crianças a moverem-se livremente, dentro de limites razoáveis de comportamento adequado.
Muitas vezes elas dedicam-se ao  trabalho que capta seu interesse e atenção, outras vezes a professora pode preparar uma lição que interessa a criança e apresentá-la , é assim que a criança vai sendo "guiada " no seu caminho de desenvovimento .
" Seguir a criança " , assim dizia Montessori , dar a ela aquilo que ela quer aprender e nutrir , nutrir sempre esta curiosidade natural que faz com que a vontade de aprender seja a caracteristica da energia vital que move a criança para o seu crescimento .
Nas salas de aula de Montessori, as crianças não só selecionam o seu próprio trabalho na maioria das vezes, com tambem podem voltar a ele tantas vezes quanto sintam necessidade , até que finalmente o trabalho é "tão fácil para elas" que pode ensiná-lo a uma crianças mais nova.
Nos grupos e 3 a 6 anos as crianças ainda não construiram o conceito de tempo e são movidas por esta energia intena que as guia para construirem o conhecimento . Uma criança que passa três anos numa classe Montessori aprende tudo que precisa apender nesta etapa ,tudo está ali ao seu alcance e cada materiel é a chave para abrir as portas de um determinado conceito , Sua curiosidade natural encarrega-se de fazer este serviços , como as plantas que naturalmente procuram a luza do sol parqa viverem ..
Mais tarde vão começando a entender o que podem fazer e o que precisam fazer , vaão aprendendo a usar o tempo e a gerenciar sua escolhas . O papel do adulo é ajuda-la a percorer este caminho : aprender a  fazer escolhas!
Salas de aula de Montessori, são comunidades de aprendizes , reunem crianças de dois, três níveis de idade . As crianças permanecem juntas por vários anos, com apenas os alunos mais velhos saindo quando  prontos para passar para a próxima classe . Esta troca de papéis favorece o desenvovimento da segurança de cada um, que ora é aprende ora é quem ensina.


Uma verdadeira relação de cooperação e colaboração, ao invés de competição; as crianças são encorajadas a tratar umas às aos outras com respeito.Exercitam a responsabilidade desenvovendo tarefas para o bem estar comum . 













3 comentários:

  1. Meu nome é Anna, sou bióloga formada pela Universidade Santa Úrsula no RJ, professora de Educação Montessori de 3 a 6 anos certificada pela American Montessori Society e trabalho em uma escola Internacional Montessori na Lombardia, Italia.
    Há muitos anos moro fora do Brasil e visito escolas Montessori por todo o mundo, pesquisando a influência da educação Montessoriana em culturas diferentes e as suas conexões com a neurociência.
    É realmente uma felicidade encontrar uma autêntica escola Montessori no Rio de Janeiro.
    Muito boa sorte para vocês!

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  2. Obrigada por sua apreciação Anna , quando vier ao Brasil , venha nos visitar !

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  3. Meu nome é Geruza sou professora e gostaria muito de pôr meu filho em uma escola que valorize esses principios de educação. Moro no município do RJ e gostaria de saber se vocês teem indicação de escola no RJ que adotam esse modelo e telefone? Att

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